5 alimentos que contribuem para o aumento dos níveis de glicose no sangue

Publicado em 1 de junho de 2017

 

Ingerir alimentos com altos índices glicêmicos fazem com que haja maior liberação de insulina, que é o hormônio que faz com que a glicose entre nas células do sangue. Porém é um hormônio anabólico que, quando liberado em quantidade excessiva, pode favorecer o ganho de peso. 

O índice glicêmico (IG) é a velocidade em que o açúcarproveniente da digestão dos carboidratos, é digerido, absorvido e atinge o sangue.  Ou seja, quanto mais rápido atingir, maior o índice glicêmico. 

Os alimentos com os maiores índices glicêmicos são os feitos com farinha branca, possuem menor taxa de saciedade entre as refeições.

Essas opções não possuem fibras e são mais propensos ao acúmulo de gordura por não proporcionarem a sensação de saciedade.

 

    1. Pão branco (pão francês e pão caseiro) 

      Possui um dos maiores índices de glicemia, pois não detém de nenhum tipo de fibra, diferente do integral. A sensação é como se tomasse uma dose de insulina. 

       

    2. Bolos

      Alimento feito também com farinha branca, além do açúcar, e possui a média IG 80 ou maior na tabela.

       

    3. Banana

      A fruta com o maior índice de todas. Ela funciona bem como alimento pré treino, mas o ideal é consumi-la com alguma fibra.

       

    4. Manga

      A fruta possui também um alto índice de IG, mas é aconselhável o consumo por seu valor insulínico.
       

    5. Caqui
      Mais uma fruta que é bom ser consumida acompanhada por uma fibra. Uma porção dessa fruta equivale a 1 xícara de chá picada.

 

Para saber mais sobre os alimentos que possuem menor índice glicêmico; em que podemos encontrar alguns carboidratos, preparamos em infográfico.

Sabe como ter essas dicas de forma bem fácil? Cadastre seu e-mail abaixo e receba no seu e-mail:

 

Gostou do texto? Deixe sue comentário e compartilhe nas redes sociais.

Comentários

Compartilhe: