5 sintomas da Tensão Pré-menstrual e os alimentos que ajudam combatê-los

Publicado em 29 de maio de 2017

 

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é o maior vilão das mulheres, pois além de desequilibrar toda a estrutura emocional, mexe com o seu comportamento. Surgem, também, alguns sintomas físicos que não gostaríamos que tivéssemos, não é?

O fato é que muitas de nós passamos até mesmo por falta de compreensão de algumas pessoas ao nosso redor. O estresse causado pelos sintomas da tensão pré-menstrual é um vilão do qual podemos combater.

Não podemos esquecer de que há como aliviar alguns esses sintomas e melhorar nossa qualidade de vida e convivência.

Neste post saberemos como combater esses desequilíbrios hormonais, que são causados por baixas concentrações de vitamina B6.

 

Entenda algumas características da TPM

É uma alteração hormonal que acontece especificamente em mulheres e surge por volta de 10 a 7 dias antes da menstruação, causando desequilíbrios como

  • Enjoos e vômitos;

  • Dor e inchaço abdominal;

  • Dores de cabeça e enxaqueca.

 

A nutrição como forma de combater os sintomas

A alimentação correta durante o período de tensão pré-menstrual ajuda a amenizar o conjunto de sintomas físicos e emocionais. Algumas mulheres tendem comer açúcar em grandes quantidades, como chocolates.

 

Os 5 sintomas e alimentos

  1. Irritabilidade

Alimentação baseada em carboidratos ricos em fibras como as leguminosas e frutas, carnes magras; com cortes menos calóricos como a maminha, patinho e lagarto, auxiliam no funcionamento do organismo e melhoram o humor.

 

  1. Ansiedade

Neste acaso, alguns alimentos que auxiliam no bem-estar e combatem a tensão pré-menstrual, são aqueles precursores do hormônio serotonina, que estão relacionados com o bem-estar. Entre as opções estão peixes, leite e derivados, leguminosas como feijão, lentilha e nozes. 

 

  1. Dores de cabeça

O baixo grau de energia e distúrbios do sono causam dores de cabeça e enxaquecas, que interferem na concentração e no rendimento no trabalho. Neste caso, alimentos mais leves como cenoura, couve e batata são ótimas opções. Assim como leite desnatado e queijos magros.

 

  1. Variações de humor

Uma das razões para este mal, como na maioria dos sintomas, é a falta de vitaminas B6. É recomendado, então, que alimentos como banana, abacate e cereais integrais sejam consumidos regularmente. Além, claro, do salmão e frango.

 

  1. Retenção de líquidos

A retenção é um processo de acúmulo de líquidos de forma excessiva que prejudica o organismo no funcionamento da bexiga. Recomenda-se alimentos diuréticos como a melancia, abacaxi e alcachofra, além de porções de salsa e pepino.

 

Chega de sofrer com sintomas da tensão pré-menstrual sem você fazer nada para aliviar, não é mesmo? Siga as dicas descritas aqui que, com certeza, vai melhorar sua convivência com o período de TPM.

Além disso, é muito mais saudável para o corpo e para a mente. Mas não se esqueça de consultar uma nutricionista que dê auxílio nops melhores alimentos que aliviam os sintomas apresentados.

 

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